JOÃO VARGAS PENNA (Belo Horizonte, 1955) é bacharel em Física pela UFMG e Mestre em Cinema e Televisão pela UCLA (University of California, Los Angeles, EUA). Vive em Belo Horizonte, trabalha como cineasta e artista visual, realiza instalações, documentários e series de tv voltados para artes, paisagem, paisagismo, ambientes naturais e sociais.
Diretor de Filme Paisagem, um olhar sobre Roberto Burle Marx, documentário de longa metragem exibido no Brasil, que será lançado em 2019 pela Kino Lorber nos cinemas dos USA e Canadá. Autor da video-instalação Samba, o Dono do Corpo, parte da exposição Samba, em exibição no Museu de Arte do Rio. Diretor de Jardins Suspensos e Na hora da Sede, episódios de serie de tv sobre urbanismo em SP e realizador de Expedições Burle Marx, série documental de TV sobre as viagens de pesquisa e coleta de plantas promovidas pelo paisagista.
Foi diretor geral de Cultura Ponto a Ponto, série de 56 programas documentais sobre os Pontos de Cultura em todo o Brasil, veiculada pela TV Brasil e TV Cultura de São Paulo, emissoras que também co-produziram seu documentário Rever, ganhador do primeiro concurso DocTV, em 2004. Realizou vídeos sobre os artistas plásticos Amilcar de Castro, Lygia Clark e Marcos Chaves, documentários para o Museu de Arte do Rio, Museu do Oratório de Ouro Preto, Museu de Arte da Pampulha (Belo Horizonte), Museu da Casa Brasileira (São Paulo) e os curta-metragens de ficção Negócio da China, Rua do Amendoim e Remédios do Amor.
Seus trabalhos foram exibidos e premiados na 5ª Bienal do Mercosul (Porto Alegre), no Festival É Tudo Verdade, na Mostra Internacional de Curtas de São Paulo, no Centre Georges Pompidou (Paris) e nos festivais de Brasília, Rio, São Paulo, Recife, Paris, Miami, Los Angeles, Chicago, San Diego, Tel Aviv, Trieste, Havana, Sidney, Montevidéu e Cartagena.