EXPEDIÇÕES BURLE MARX

Série de 4 capítulos sobre as viagens de coleta e pesquisa botânica promovidas por Roberto Burle Marx.

Financiada pelo FSA - Finep / Ancine
TV Brasil, 2014

Episódio 1 - Coleção
Roberto Burle Marx tinha muitas facetas. Foi colecionador incansável de plantas, pesquisador que identificou centenas de novas espécies, criador do jardim moderno. De expedição em expedição, de Norte a Sul do Brasil, na Caatinga ou na Mata Atlântica, coletou espécimes vegetais, ampliou o acervo do sítio Burle Marx (RJ) e, assim, reuniu uma das mais importantes coleções de plantas tropicais e semi-tropicais do mundo. Um homem que transformou a maior obra de sua vida, o sítio, em legado às gerações futuras.

Episódio 2 - Paisagista
Roberto Burle Marx tinha muitos talentos. Foi um multiartista, pintor, gravador, ceramista e músico. Antes de tudo, um visionário que transformou o paisagismo em verdadeira arte, introduziu a ecologia em projetos jardinísticos e foi reconhecido mudialmente. Seus projetos estão espalhados pelo mundo, de Miami ao Rio de Janeiro, passando por Belo Horizonte, Brasília e São Paulo. Um passeio pelos jardins de Burle Marx é um convite para se encantar com a beleza da natureza.

Episódio 3 - Botânico
Roberto Burle Marx era um botânico autodidata. A curiosidade, a sede de conhecimento e a capacidade de observação levaram à identificação de novas espécies. A cada viagem de Burle Marx, o vocabulário paisagístico se ampliava, novas plantas tornaram-se disponíveis para o uso em jardins, o conhecimento adquirido era difundido entre outros paisagistas. 

Episódio 4 – Ambientalista
Roberto Burle Marx foi um pioneiro, o primeiro grande ambientalista do Brasil. Muitos lugares foram visitados pelas expedições de Burle Marx mais de uma vez. E a cada retorno, a degradação do meio-ambiente era visível, uma nova fazenda, estrada ou hidrelétrica surgia, Burle Marx percebia a importância da conservação ambiental. Um homem que dedicou sua vida à natureza, como colecionador, paisagista, botânico e ambientalista.